O que mudaria na vida do Joinvilense, se o Rio Cachoeira fosse despoluido?

por Gabriel Nunes - 27 de novembro de 2017

O Rio Cachoeira é um marco na história e na vida de Joinville. O rio possui 14km de extensão e foi por ele que os imigrantes chegaram para colonizar nossa cidade. Recentemente uma pesquisa afirmou que é possível que até 2030 o rio esteja limpo. Como você acha que seria?

O transporte hidroviário poderia ser uma realidade

Jet Bus foi inaugurado em 2008 – Foto Rogerio da Silva

Todo mundo lembra do Jetbus, certo? Até recentemente uma cervejaria da cidade reativou ele. Provavelmente com um rio mais limpo, iríamos usar bem mais o transporte hidroviário dentro da cidade ou até para ir para as cidades vizinhas.

A biodiversidade de Joinville poderia ser ainda mais rica

Jacaré Fritz – Foto: O Vizinho

Se, com o Rio Cachoeira ainda poluído, temos pássaros e até um jacaré, imagina se ele fosse limpo? Provavelmente teríamos muito mais peixes, tainhas, capivaras e, quem sabe, botos?

Os esportes que podem ser praticados no rio poderiam ser populares

Pessoas passeiam de Jet Ski no Rio Cachoeira – Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Do jeito que está, algumas pessoas arriscam praticar Jet Ski, mas também poderíamos ter mais pessoas praticando, quem sabe, remo? Ou, porquê não, Stand Up Paddle? Sem falar em nados e outras atividades.

O lazer para as famílias talvez seria ainda maior

Rio Cachoeira – Foto: Felipe Baenninger

Além de poder usar o rio para pesca ou se refrescar, provavelmente a Prefeitura iria investir muito mais nos entornos do Rio, deixando os calçadões mais ricos e com muitas mais opções.

E você, o que acha que poderia mudar se o rio mais importante da cidade fosse limpo?