5 Famosos nascidos em Joinville

por Rafael José Nogueira - 21 de abril de 2017

Confira 5 famosos em Joinville!

1. Ana Claudia Michels

Top Model internacional nascida em Joinville no dia 31 de Julho de 1981. A carreira iniciou aos 14 anos, quando incentivada por seu pai resolveu fazer um curso de modelo em Joinville. Logo foi descoberta por uma agência de Florianópolis, começou a fazer desfiles e foi apresentada por um amigo à agência Mega Model. Atualmente cursa Medicina, é casada e tem uma filha.

2. Germano Pereira

Ator é natural de Joinville, ficou conhecido pela novela Passione (2010) quando estreou nas novelas. Ele vem do teatro. Participou de várias produções em Joinville e antes de Passione fez participações em alguns filmes: Topografia de um Desnudo (2010), O menino da Porteira (2009) e O Doce Veneno do Escorpião. Durante uma montagem de Hamlet conheceu Silvio de Abreu que o convidou para fazer vários testes para a novela Passione até ser aprovado.

3.Amanda Richter

Joinvilense é atriz e apresentadora. Nasceu no dia 28 de Fevereiro de 1990. Fez participações nas novelas: Ciranda de Pedra (2008), Insensato Coração (2011). Trabalhou ainda outras produções: Malhação (2009), Tal pai, tal filho (2010), Gabriela (2012), Meu amigo é um encosto (2014). Foi apresentadora do programa Viagem sem Fim (2012). Desde 2014 é repórter do programa comandado por Sandra Annenberg Como Será? Produzida pela rede globo. Namora Max Fercondini que também é ator e apresentador além de produtor de televisão.

4. Luiz Henrique Schwanke

Nascido em 16 de junho de 1951 na nossa cidade sempre mostrou capacidade artística desde a infância. Na adolescência ganhou prêmio com textos em festivais de teatro amador. Seu primeiro grande sucesso foi em 1962 quando ganhou medalha de ouro e recebeu menção honrosa por meio de um desenho participando do 11ª Salão Nacional de Arte Infantil, promovido pela Folha de São Paulo. Sua primeira mostra individual, com pinturas, ocorreu em 1969 na “Exposição de Flores e Artes de Joinville. Em 1970 se muda para Curitiba e m 1974 se forma em Comunicação Social pela UFPR.

Ao todo, é autor de mais de 3 mil obras, entre desenhos, esculturas, pinturas e instalações, que atualmente estão em coleções particulares, no acervo de museus e instituições culturais.

Em Joinville, foi criado o Instituto Schwanke, que busca catalogar e organizar sua produção artística, que se supõe ser superior a 3.000 obras. Morreu jovem aos 40 anos em 27 de Maio de 1992 em Joinville.

 

5. Nuno Roland

Reinold Correia de Oliveira, conhecido como Nuno Roland nasceu em 1 de Março de 1913 na provinciana Joinville e foi um dos grandes cantores da época de ouro do rádio brasileiro. Já menino, tocava caixa e tarol na banda da cidade paranaense de Teixeira Soares. Aos 13 anos, mudou-se para Porto União, SC. Trabalhou como balconista, telegrafista e bancário.

Depois de servir o exército em 1931, mudou-se para Passo Fundo, RS. Naquela cidade conseguiu emprego como cantor e baterista, em um cassino. Na Revolução de 1932, alistou-se como voluntário no 7º Batalhão de Caçadores de Porto Alegre. Veio com sua tropa para São Paulo e nessa ocasião, ficou amigo de outro soldado, Lupicínio Rodrigues, que era crooner da Jazz Band do Batalhão. Começou a carreira de cantor com o nome de Reinold de Oliveira.

Em 1934, seguiu para São Paulo onde fez grande sucesso apresentando-se inicialmente na Rádio Record e depois na Rádio Educadora Paulista. Foi em São Paulo que adotou o nome artístico de Nuno Roland.

Em 1936 mudou-se para o Rio de Janeiro onde assinou contrato com a Rádio Nacional. Estreou na inauguração da emissora em 12 de setembro daquele ano. Foi no Rio de Janeiro que veio a falecer em 20 de Dezembro de 1975 aos 62 anos.
Outra curiosidade em 1950, gravou as marchas do Botafogo e do Olaria dentro da série de marchas feitas por Lamartine Babo para os clubes de futebol cariocas e lançadas naquela ocasião. Dez anos antes em 1940 também gravou a marcha do Fluminense com o grupo Trio Melodia formado por ele, Paulo Tapajós e Albertinho Fortuna. Todas essas marchas acabaram virando os hinos desses clubes, conhecidos até hoje.

Abaixo o link do Youtube para a marcha do Botafogo:

Marcha da Botafogo (1950)

https://www.youtube.com/watch?v=RvRtd_Hegw0

Link do Souncloud da gravação da Marcha do Fluminense

Marcha do Fluminense (1940)

https://soundcloud.com/henio-junior/hino-do-fluminense-marcha