5 motivos para deixar os joinvilenses orgulhosos da cidade

por Alison Felipe - 10 de Março de 2017

Todo joinvilense tem muito orgulho de morar na maior cidade do estado, elencamos cinco dos milhares de motivos.

1. Temos o maior festival de dança do mundo

O Festival de Dança de Joinville é um festival que ocorre todos os anos no mês de julho na cidade de Joinville, Santa Catarina. Foi criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e a artista plástica Albertina Tuma e atualmente é considerado, pelo Livro Guinness dos Recordes, como o maior evento no mundo em número de participantes – cerca de 4.500 bailarinos e também o único entre os grandes festivais mundiais a reunir uma grande diversidade de gêneros, como o balé clássico, balé clássico de repertório, contemporâneo, jazz, sapateado, danças populares e danças urbanas, apresentados por escolas, grupos e companhias de dança do Brasil e do exterior.

2. Somos a maior cidade do estado de Santa Catarina

Em Santa Catarina existe uma particularidade, a maior cidade (em termos populacionais) não é a sua capital Florianópolis, diferentemente do que ocorre na grande maioria dos estados da federação. Por aqui a maior é nossa querida e amada Joinville.

1 Joinville 569 645 Joinville Norte Catarinense
2 Florianópolis 477 798 Florianópolis Grande Florianópolis
3 Blumenau 343 745 Blumenau Vale do Itajaí
4 São José 236 029 Florianópolis Grande Florianópolis
5 Chapecó Chapecó 209 553 Chapecó Oeste Catarinense
6 Criciúma 209 153 Criciúma Sul Catarinense
7 Itajaí 208 958 Itajaí Vale do Itajaí

Estes são dados segundo a estimativa do IBGE para 2016.

3. O melhor Chineque

Impossível listar cinco motivos de orgulho de um Joinvilense e não lembrar do Chineque. Do alemão Schnecke, caracol) é um pão doce de origem alemã, tradicional também em regiões de imigração e colonização germânica. Doce obrigatório nas panificadoras e confeitarias de Joinville, o pão chineque é uma iguaria repleta de tradição e curiosidades.

4. Única escola do Bolshoi fora da Rússia

Joinville tem a única escola do Bolshoi fora da Rússia, uma prova de que a cidade respira dança. Completou, em março de 2016, dezesseis anos desenvolvendo arte e cultura com um sentido libertador com consistência de valores e tradição. Atinge as mais variadas classes sociais do país. A missão da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é formar artistas cidadãos, promover e difundir a arte-educação.

5. É o mais importante polo econômico, tecnológico e industrial do estado

Cada vez mais pessoas resolvem se mudar para Joinville, um dos grandes motivos é a geração de empregos. É por aqui que está localizado o Perini Business Park, maior condomínio multissetorial do Brasil. Com mais de 2,8 milhões de metros quadrados de terreno, no coração do Distrito Industrial de Joinville, Norte de Santa Catarina, o Perini abriga dezenas de empresas nacionais e multinacionais, de pequeno, médio e grande porte. Vários líderes mundiais de mercado estão instalados no parque. Diversos setores possuem representantes instalados aqui: metal-mecânico, plástico, automobilístico, agroindústria, construção civil, eletrônico, elétrico, químico, logístico, metalúrgico, financeiro, comercial e de serviços.