Você sabia? Quem foram as personalidades que deram nome as ruas mais famosas da cidade

por Gabriel Nunes - 23 de janeiro de 2017

Você alguma vez já se perguntou quem foi João Colin? Ou Ottokar Doerffel? Pois saiba que muitas ruas de Joinville foram inspiradas em personalidades aqui da cidade. Confira abaixo a pesquisa que a gente fez:

Rua Otokkar Doerffel

Foi o fundador do primeiro jornal da Colônia Dona Francisca, o Kolonie-Zeitung. Ele também foi vereador da cidade e contador e tesoureiro da Direção da Colônia. A casa onde ele morada hoje abriga o Museu de Arte de Joinville. Ele também teve participação decisiva na formação da Sociedade Harmonia Lyra.

 

Rua Dr. João Colin

João Colin não dá só nome a uma rua mas também a uma escola bastante famosa na cidade. Ele era advogado e foi prefeito de Joinville por duas oportunidades: de 1947 a 1950 e de 1956 a 1957.

 

Rua Albano Schmidt

Foi um dos colonizadores de Joinville e fundador da Tupy, uma das maiores metalúrgicas do mundo. Tinha uma excelente visão empreendedora e deixou um grande legado.

 

Rua Dona Francisca

Francisca de Bragança ou, Princesa de Joinville, era filha do imperador D. Pedro I, irmã de D. Pedro II e tia da Princesa Isabel. O terreno onde hoje está situada Joinville, foi um dote dado pela família de Dona Francisca para o príncipe francês Francisco Fernando de Orléans, o príncipe de Joinville.

 

Rua Aubé

O nome vem de Louis François Léonce Aubé, diretor da Colônia Dona Francisca (antigo nome de Joinville). Louis era representante das Suas Altezas Reais, Francisco Fernando de Orléans (Príncipe de Orléans) e Francisca de Bragança (Princesa de Joinville). Ele também foi deputador em Santa Catarina.

 

Rua Coronel Procópio Gomes

Procópio Gomes de Oliveira nasceu em Araquari e foi Coronel da Guarda Nacional, também foi superintendente municipal de Joinville, cargo que hoje corresponde ao de prefeito.

 

Rua Monsenhor Gercino

O Padre Gercino Santana de Oliveira foi uma das personalidades religiosas mais marcantes da cidade. Ele foi responsável pela organização da Diocese de Joinville e recebeu o título de Monsenhor em 1940.

 

Rua Helmuth Fallgatter

Foi prefeito de Joinville e um dos responsáveis pela construção de um Aeroporto na cidade. Helmuth também foi um dos sócios do A Notícia, jornal com mais de 90 anos aqui da cidade.

 

Rua Abdon Batista

Abdon Batista foi um médico que nasceu em Salvador, mas viveu sua vida em Joinville. Ele foi deputador estadual, federal, senador e vice-governador do estado. Também foi prefeito de Joinville por diversas vezes.

 

Alameda Bruestlein

Você sabia que o nome verdadeiro da Rua das Palmeiras é Alameda Bruestlein? Frédéric Brüstlein era procurador do Príncipe de Joinville e também foi um dos diretores da Colônia Dona Francisca. Posteriormente foi presidente da Câmara Municipal de Joinville e posteriormente prefeito da cidade.