Quiriri, um lugar para recarregar as energias

por Raphael Flores - 21 de janeiro de 2016

 

Lembra que eu falei que tinha um objetivo em 2016? Modesto eu sei, mas é um objetivo. Bom, no segundo final de semana de 2016 eu comecei a colocar em prática o plano de conhecer Joinville e agora quero compartilhar com vocês um pouco dessa experiencia.

Parece meio doido eu sei, você viver em uma cidade por 26 anos e se deparar ainda com um lugar lindo e que você não conhecia. Foi assim que eu me senti quando cheguei com minha mulher, os pais dela (sim meu sogro e minha sogra;) e meus cunhados ao que o pessoal conhece popularmente como a 2ª ponte de concreto do Quiriri.

Vindo pela rodovia Dona Francisca, entrando pela estrada Quiriri e chegando a 2ª ponte de concreto, um roteiro de aproximadamente 50 Km do bairro onde eu moro e que vale cada metro de deslocamento. Lindas paisagens pelo caminho e o gostinho de ver o quão linda a nossa cidade é, tudo isso para no final dar de cara com o imponente e importante rio Quiriri. O lugar cercado pela mata atlântica e fica aos pés da serra do mar, também é permeado por pequenas propriedades que oferecem uma estrutura simples mas muito funcional e se você chegar cedo consegue facilmente alugar um local com pia, churrasqueira e mesa com cadeiras para passar o dia e aproveitar o rio. Além disso ainda há opções de hospedagem e outras atividades com interação com a natureza. Claro que se você quiser pode simplesmente encontrar um local bacana as margens do rio e aproveitar aquela maravilhosa água gelada ao melhor estilo “roots”.

As estradas de acesso não são ruins (pelo menos no dia que eu fui estavam boas) e o trecho do rio onde ficamos oferece bons locais para se refrescar com segurança, mesmo assim todo cuidado é pouco na hora de caminhar sobre as grandes pedras as margens do rio e subir e descer os locais de acesso a margem, algo típico destes locais. Aproveitar o dia lá foi demais porém algo me incomodou um pouco. Mesmo com toda informação que temos hoje em dia ainda é comum encontrarmos lixo nas margens do rio e eu nem preciso lembra-los que o  rio Quiriri é um dos que abastecem a nossa cidade. Fora isso, no mais, é um passeio altamente recomendado, impossível não se impressionar com a abundancia que a nossa cidade foi agraciada, muito obrigado cara lá de cima!

Para finalizar uma dica. Está afim de deixar todo aquele stress da semana em algum lugar? Não guarde ele com você, dá um pulo lá no Quiriri em um domingo de sol e deixa o stress lá pelas águas dele, garanto que sua semana será bem diferente.

Para finalizar mais ainda, um conselho. Aproveite sua estadia por aqui, sua passagem por essas bandas não pode se resumir ao seu sofá e sua televisão.