10 retratos de Joinville que deixaram saudade

por Alison Felipe - 15 de Janeiro de 2016

Seguindo a linha do artigo publicado pelo meu amigo Raphael Flores (Viver Joinville ou Viver em Joinville), reuni 10 momentos da nossa querida cidade através de fotos históricas publicadas no grupo Joinville de Ontem.

1 – Desfile de 7 de setembro entre as décadas de 50 e 60. Nota-se ainda na fotografia a Rádio Colon e a Loja Richlin.

desfile-sete-setembro-decada-50-60-foto-de-Maria Elisabeth Nascimento-arquivo-pessoal

Foto: Maria Elisabeth Nascimento‎

2 – A famosa Lanchonete Rio da Prata em março de 1989. O local existe até hoje e é muito frequentado pelos Joinvilenses.

lanchonete-rio-da-prata-1989

3 – Na foto está Darci Haak, gerente da famosa loja Reino dos Brinquedos. Com alegria ela posa para a fotografia dentro do carro de Emerson Fittipaldi, que foi campeão mundial daquele ano.

reino-dos-brinquedos

Foto: Daniele Haak‎

4 – Feira do Artesanato em 1982.

feira-artesanato-1982

5 – A 65 anos anos atrás o início de um sonho do Sr. Rudolf Stutzer, a primeira sede da Consul. Os primeiros refrigeradores foram fabricados neste galpão de 680 m², na rua Araranguá, onde funciona atualmente o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria.

consul

Foto: Dolores Heinzelmann

6 – Fotografia que destaca o antigo prédio onde funcionava a Prefeitura de Joinville de 1937 a 1974, localizado na rua Padre Carlos. É possível ver a torre do Corpo de Bombeiros Voluntários e a chaminé da indústria Wetzel. O prédio foi demolido durante o início da década de 1970, no contexto da abertura da Avenida Juscelino Kubitschek.

antiga-prefeitura-de-joinville

Foto: Wilson de Oliveira Neto

7 – Antigo terminal central de ônibus em Joinville, a fotografia foi tirada na década de 70.

terminal-onibus

8 – Pela fotografia nota-se que Joinville já sofreu com enchentes a muito tempo atrás, o retrato é de 10 de fevereiro de 1918.

enchente-joinville-antigamente

Foto: Paulo José da Costa

9 – Primeiro sistema de transporte público de Joinville, os bondes puxados à burros funcionaram de 1911 a 1917. A chegada do bonde era mais um sinal de transformação de uma modesta, pacata e quase isolada comunidade de imigrantes estrangeiros em uma cidade que aos poucos ia se transformando em um grande pólo industrial. 

bondes-burro

10 – Este barco foi construído em 1944 às margens do Rio Cachoeira, perto do Mercado Público Municipal, de propriedade de André Becker.

barco-antigo-joinville

Foto: Adilson Lopes da Silva