Viver Joinville ou viver em Joinville

por Raphael Flores - 09 de janeiro de 2016

2d2d4790-75c7-4076-ac69-5d5361bf3c2cQuerem saber de uma coisa? Eu nasci e cresci aqui em Joinville, mais especificamente no bairro Petrópolis. Freqüentei escolas municipais e estaduais, não fiz pré escola ou jardim de infância, mas enfim, o ponto onde eu quero chegar é que eu não lembro, em toda a minha vida escolar ou infância, de ter recebido algum input de informações que me fizessem ter mais amor, mais identificação, mais sinergia com a cidade.

Algo que despertasse em mim esse instinto de “bairrista” mesmo, ao invés disso ocorria o contrário, sempre ouvia das pessoas que faziam parte do meu círculo de relacionamentos da época coisas negativas sobre a cidade. Infeliz erro dessas pessoas, mas para minha sorte, com o passar do tempo pude entender de uma maneira diferente o que é fazer parte do todo, o que é viver em Joinville e o que é viver Joinville.

Ainda não cheguei na plenitude desse entendimento mas a cada dia procuro dar mais vida as minhas experiências, procuro fazer de uma simples atividade na minha comunidade, como ir a padaria, um mundo de descobertas. Experimente algum dia, saia de casa aberto as informações que o meio em que você vive oferece, cumprimente aquele vizinho que esta sempre no portão, troque uma ideia com ele; entenda mais sobre o bairro que você mora, (no site do IPPUJ você faz o download do arquivo Joinville bairro a bairro. Uma fonte gratuita de muita informação) entenda a historia dele dentro do contexto da fundação da cidade, converse com os moradores mais antigos, enfim, viva Joinville e não apenas viva em Joinville.

Só para compartilhar com vocês, eu tenho um planejamento para conhecer mais da cidade em 2016. Quero conhecer cada cantinho, dos pontos turísticos mais famosos ate os mais improváveis… Vai ser da hora!

Espero que possamos compartilhar as experiencias vividas nesta cidade, conte para nós onde você foi, descobriu um rio novo, um local público te mostrou outras alternativas? Comeu em um excelente restaurante? Passou ótimos momentos em algum parque da cidade? Conte para a gente e compartilhe com todos uma Joinville segundo a sua ótica.

Seja bem vindo ao Nossa Joinville!